Classificação FCI

 

Cada raça de cão é critérios específicos definidos por um documento chamado "standard". Esta norma define com precisão as características morfológicas e temperamental do "cão perfeito." O mais recente standard de Dogue de Bordeaux, foi publicado em 23/01/2009. Grupo 2 Pinscher e Schnauzer, molosser e cães de montanha e gado suíços.  Seção 2.1.  Tipo mastiff Molossian Sem prova de trabalho.

 

Aparência Geral

O Dogue de Bordéus é um cão com uma estatura respeitável, solidamente construída e robusta. O seu peso oscila entre os 54,4 Kg e os 65,2 Kg e a sua altura na cernelha varia, entre os 58 e os 75 cm.

A sua pelagem, curta e macia, pode ser de cor de pêssego, prateado, gamo ou malhado; existindo espécies que têm uma máscara castanho bronze ou preta.

A sua cabeça é volumosa e maciça e é dotada de rugas profundas e simétricas. O stop é extremamente vincado e os olhos são grandes, profundamente inseridos, ovais e estão bem afastados. Traz as orelhas, que são ligeiramente arredondadas, de inserção alta, sempre pendentes. O focinho é largo e possui algumas rugas e na garganta evidenciam-se pregas de pele pendentes. O tronco é firme e os membros são musculosos, revelando uma ossatura bastante forte. A cauda é mantida baixa e, quando em alerta, eleva-se, alinhando-se com o dorso.


Temperamento:

Distante do temperamento feroz dos seus antepassados, está o actual Dogue dos Bordéus, actualmente considerado um cão calmo e afectuoso, gentil para as crianças e fiel aos seus donos. Convém que seja socializado deste pequeno, para se habituar a presenças estranhas, apesar de não ser impulsivamente agressivo.

Preservou ainda os antigos instintos de cão de guarda, pelo que protege afincadamente o seu território e não tolera a presença de cães estranhos.

Dada a sua robustez, é aconselhável que seja educado desde pequeno, para que se torne num animal de estimação obediente e seguro.

Este animal vive bem em apartamentos mas, por questões de saúde, convém que pratique muito exercício físico.

 

Curiosidade:

Em "Amigos e Detectives" fica-se a conhecer o talento desta raça para a arte da representação. Ao lado do polícia Scott (Tom Hanks), este cão interpreta o papel de uma importante testemunha do crime que irá ser investigada por aquele actor.